Coleção

INUSITADO

Exploramos a inovação: vinhos exclusivos com técnicas enológicas inusitadas.

A coleção Inusitado é resultado da visão inovadora da marca, que surgiu para albergar alguns dos novos perfis de vinhos desenvolvidos no departamento de inovação, criado em 2018. Todos os vinhos incluídos nesta coleção passam por técnicas de vinificação e outros procedimentos enológicos menos comuns, explorando inovações e abordagens inusitadas. Dentre as práticas exploradas nessa coleção, destacam-se técnicas como maceração, curtimenta, estágio em borras e em vários tipos de barricas, provenientes de diferentes origens, tipos de tostas e grãos. 

Inusitado Curtimenta

Um branco singular, fermentado como um tinto, com curtimenta das películas em contacto com o mosto por 4 dias. Elaborado exclusivamente com uvas Loureiro, provenientes de um local privilegiado no vale do rio Lima, com solos minerais de origem granítica, refletindo a frescura do oceano Atlântico. As uvas atingem o equilíbrio perfeito entre maturação alcoólica, fenólica e aromática.

inusitado-loureiro-curtimenta

100% Loureiro

Após maceração pelicular por 48 horas em cuba de inox a 12 ºC, inicia-se a fermentação com curtimenta por 4 dias, intensificando a intensidade, estrutura e persistência do vinho. Transferido para uma cuba de cimento a 16 ºC, o vinho completa sua fermentação. Em seguida, repousa em barricas de castanho português usadas por 15 meses, passando por bâtonnage. Após estabilização e engarrafamento, amadurece por 6 meses antes de chegar ao mercado. Descubra a complexidade deste vinho único, uma expressão autêntica do terroir e da inovação enológica.

Vinho verde branco, colheita de 2021

Dada a sua estrutura, riqueza aromática e alcoólica e a acidez moderada, este vinho enaltece uma corvina assada no forno com batata e legumes, ou uma galinha na púcara com cenoura e verduras.

Deve ser consumido a uma temperatura a rondar os 12 ºC, alta para um branco, mas que um vinho com esta riqueza e estrutura precisa para ser devidamente apreciado.

É um vinho inusitado por natureza:
Um branco que fermentou como um tinto!

Edição limitada de 589 garrafas.

Testemunhos

Barcos Wines

A imensa mestria em enologia da Adega sente-se nestes Vinhos. Com décadas de experiência, a Adega conta com dezenas de medalhas internacionais, afirmando-se como um dos melhores produtores de Vinho Verde do mundo.
Barcos

Prémios

Naperão

Conheça a coleção inspirada na herança e tradição.

Reserva de Sócios

Das mais antigas vinhas da região para o mundo, uma coleção elegante resultante do melhor do nosso trabalho de enologia.