Sobre nós

No coração dos Vinhos Verdes

Temos um compromisso com a nossa comunidade, para manter vivas as raízes e tradições das nossas terras.

Cuidar das raízes

Desde 1963 que cuidamos de um património único em todo o mundo. Estamos no coração da Região dos Vinhos Verdes, um território com mais de 2000 anos de história de viticultura, e produzimos os nossos vinhos num formato de cooperativa. Isto significa que temos um compromisso com a nossa comunidade, para manter vivas as raízes e tradições das nossas terras.

Investimento e modernização

Ao longo dos últimos dez anos temos feitos grandes investimentos na modernização e melhoria dos nossos vinhos. E desse investimento nasceu uma marca mundial. Exportamos mais de 70% da nossa produção, e os nossos vinhos foram premiados em todo o mundo, tendo recebido o reconhecimento dos críticos mais exigentes.

Desde 1963 que cuidamos de património único em todo o mundo.

José Oliveira

Nascido e criado em Ponte da Barca, o vinho sempre foi a sua paixão. Licenciado em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho desde o ano de 1997, ano em que ingressou nos quadros da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Desempenhou diversas funções, desde analista químico, responsável pelo laboratório, diretor da qualidade, sendo há mais de 15 anos o Diretor Geral da empresa, onde acumula também as funções de responsável pela enologia e pela área comercial. Membro da Junta de Recurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes há vários anos.

Bruno Almeida

Casado e pai de quatro filhos, é natural de Braga. Desenvolveu desde cedo o gosto pela cultura do vinho e da gastronomia, pelas raízes familiares. Nascido em 1978, possui licenciatura em Engenharia Biológica pela Univ. do Minho e pós-graduação em Inovação Alimentar e Saúde pela na E.S. de Biotecnologia da UCP. Após uma breve experiência profissional na área dos lacticínios, em La Rochelle (França), iniciou sua carreira profissional em Portugal em 2002 na área dos vinhos e da formação. É desde 2018 Diretor de Marketing, Inovação & ID da Adega.

Patrícia Pereira

Filha de pais emigrantes, nasceu em Lyon – França em 1973, tendo vindo para Portugal em 1982. Possui licenciatura em Enologia pela UTAD e pós graduação em Gestão da Qualidade pela UCP. Iniciou a sua carreira profissional em 1999 na sub-região de Monção e Melgaço e em 2008 foi trabalhar para a região do Douro. É desde 2014 Diretora de Qualidade e Segurança Alimentar na Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e, a par da sua profissão, é formadora na área da Enologia, deste 2009.

Patrícia Silva

Ruiva e com sardas, nasceu em 1994 numa pequena vila de Guimarães. Descendente de família de agricultores, a ligação à natureza e ao vinho sempre estiveram presentes na sua vida. Na vindima, fugia da cozinha para ir ao lado do pai “encher os cestos”. Licenciou-se em Enologia em 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Após passagens pela Califórnia, Austrália e França, em 2018 regressou a Portugal para trabalhar numa garrafeira gourmet. A paixão pelo mundo dos vinhos e por aventura levaram a juntar-se em 2019, à equipa da Barcos Wines com as funções de Gestora de Produto.
Livros e viagens são as paixões.

Iveta Rodrigues

Nascida e criada em Viana do Castelo, uma das principais cidades costeiras da Região dos Vinhos Verdes.
Formada em Engenharia Alimentar, em 2000, integrou o Laboratório da Barcos Wines.
Nos dias de hoje, é Responsável do Laboratório, que analisa cerca de 5.000 amostras por ano.

João Cerqueira

Natural de Ponte da Barca, com formação académica em Engenharia Biológica e Mestrado em Engenharia Química e Alimentar, pela Universidade do Minho, desde 2015. Iniciou a sua carreira profissional como responsável de produção e qualidade na Cerveja Letra. Desenvolveu e produziu as receitas das Cervejolas, uma linha de cervejas artesanais da Barcos Wines e da Letra.
Foi Diretor de Qualidade de uma empresa do setor das carnes de renome nacional.
Em 2020, juntou-se aos quadros da Barcos Wines, ocupando, desde então, o cargo de Diretor de Produção.

Sílvia Resende

Emerge como a figura mais jovem da equipa, marcada por uma licenciatura em Gestão pela Universidade de Coimbra, uma pós-graduação em Marketing Digital pelo IPAM Lisboa e uma recente incursão no universo do Design. Esta mente inquieta destaca-se pela capacidade inata de comunicação, uma perseverança incansável e um talento natural para o trabalho em equipa. Encara cada desafio como uma oportunidade de crescimento.
A paixão pelo mundo dos vinhos e pelo empreendedorismo flui nas suas veias, sempre à procura de novos horizontes neste fascinante universo. No quotidiano, a música, a atividade física e a cultura são os pilares que não só a equilibram, mas também inspiram a sua abordagem única à vida e ao trabalho

Co-fundação da Viniverde

Apostada em garantir a sua posição como um dos principais players da Região dos Vinhos Verdes, a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez cofundou, em 2008, a Viniverde. A criação desta parceria incorpora a vontade dos associados em sedimentar a posição das suas marcas no mercado interno, bem como aumentar os negócios de exportação para mercados de grande potencial, que procuram os Vinhos Verdes pelas suas características únicas no panorama mundial dos vinhos.

viniverde

Números

A imensa mestria em enologia da Adega sente-se nestes Vinhos. Com décadas de experiência, a Adega conta com dezenas de medalhas internacionais, afirmando-se como um dos melhores produtores de Vinho Verde do mundo.

0
De garrafas vendidas em 2022

0
Mercados

0
Hectares de Vinhas

Terroir

Saiba tudo sobre um território único: a sub-região do Lima.

Prémios

O reconhecimento imensa da mestria em enologia da Adega