Terroir

Um território único: a sub-região do Lima.

Todos os nossos vinhos são criados neste recanto especial do Alto Minho. Aqui as temperaturas mantêm-se constantes ao longo do ano – nem muito quente, nem muito frio. Contudo, é o local onde mais chove em toda a Região dos Vinhos Verdes.

A origem conta

Graças ao relevo irregular desta região, podemos criar vinhos nunca antes vistos. Aqui e ali, vemos vinhas plantadas em micro-climas únicos à zona de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Tudo isto, aliado aos solos.

A origem conta
A origem conta
Loureiro e Vinhão
Loureiro e Vinhão

Loureiro e Vinhão

Nesta sub-região, onde a casta branca Loureiro e a casta tinta Vinhão atingem a sua plenitude, os vinhos verdes assumem características únicas, destacando-se. Os vinhos verdes brancos aqui produzidos assumem-se como bastante aromáticos, elegantes e minerais. Os vinhos verdes tintos apresentam maior potencial nesta sub-região devido às condições climáticas que condicionam a maturação.

Os vinhos verdes brancos aqui produzidos assumem-se como bastante aromáticos, elegantes e minerais.

Vale do Rio Lima

O Vale do rio Lima é o território de excelência para a produção de Vinhos Verdes da casta Loureiro e situa-se entre os concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Uma zona com enorme influência dos ventos marítimos do atlântico, devido à sua proximidade do mar (cerca de 40 Km), e solos graníticos e férteis, com elevados níveis de precipitação durante o período de crescimento.
As temperaturas elevadas, com índices significativos de humidade, favorecem o período de maturação da uva proporcionando vinhos frutados, de moderada graduação alcoólica, aroma delicado, mineralidade e frescura. As condições naturais deste vale são ideais para a produção de excelentes Vinhos Verdes brancos, assim como espumantes e aguardentes de Vinho Verde.
Vale do Rio Lima

Vale do Rio Vez

Atravessado pelo rio Vez, afluente do rio Lima, nasce na serra do Soajo, a cerca de 1.250 metros de altitude, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Localizado em Arcos de Valdevez, este vale possui solos férteis de origem granítica, conferindo aos vinhos características únicas, nomeadamente, frescura e componentes aromáticas resultado da maturação em altitude e da sua protecção montanhosa dos ventos marítimos atlânticos.
Castas como Alvarinho, Trajadura, Arinto e Espadeiro destacam-se neste vale, os vinhos produzidos a partir destas castas resultam mais frescos, elegantes, equilibrados e com boa estrutura. Uma maior amplitude térmica durante a maturação, dias quentes, noites frias e secas, sobretudo na última fase da maturação da uva, são fundamentais para a estabilização da cor, atrasando a oxidação, e atribuindo-lhes frescura e acidez.
Vale do Rio Vez

Vale do Rio Vade

O rio Vade nasce no concelho de Vila Verde e percorre grande parte do território de Ponte da Barca, destacando-se por ser um vale estreito e de elevada densidade vegetativa. É neste vale, granítico, húmido e com elevada amplitude térmica, que se proporcionam condições excelentes e de primazia para a obtenção de uvas com características únicas sobretudo para as castas tintas Vinhão e Borraçal.
As temperaturas são mais elevadas e há menor circulação de ar, proporcionando excelentes condições para obter maturações mais elevadas, conferindo aos vinhos tintos uma cor mais carregada, boa graduação e óptima acidez.
Vale do Rio Vade

Sobre nós

Conheça a equipa que ajuda a manter vivas as raízes e tradições das nossas terras

Prémios

O reconhecimento imensa da mestria em enologia da Adega