Coleção

6000 a.c.

Vinhos genuínos, artesanais e com um toque rústico.

vinhos-verdes-naturais

Coleção singular

Obtidos por processos ancestrais, com intervenção reduzida de técnicas enológicas. 

Batizamos esta coleção de “6000 a.c.”, em homenagem a essa data remota, que marca o início de alguns desses antigos métodos de vinificação.

Estes vinhos representam uma abordagem pura e inovadora, minimamente processada e verdadeiramente natural para os dias de hoje. É uma viagem fascinante ao passado, uma verdadeira reconexão com nossas raízes ancestrais.

Pét-Nat branco

Pétillant Naturel, ou Pét-Nat, é um método de vinificação ancestral bem anterior ao Champagne. O vinho é engarrafado antes de finalizar a sua primeira fermentação, terminando-a na garrafa onde liberta um gás natural. Por isso, não tem adição de conservantes como sulfitos.

Aroma que vai desde as notas florais, à fruta tropical e fermento de pão. Leve e refrescante, com bolha fina e persistente. Harmonize com arroz de marisco ou de robalo, costelinhas grelhadas com molho de limão.

Pét-Nat rosé

O nosso segredo está no ponto exato do engarrafamento. É frequente alguma turbidez na sua aparência, mas sempre com bolha suave e delicada, caracterizando este vinho de apelo frutado, jovial e refrescante. É uma bebida entre a cerveja e o espumante, que parece já nascer alegre e uma ótima sensação de pura frescura!

No nariz lembra compota de frutos vermelhos, rebuçado de morango. Boca refrescante, gulosa com bolha fina e persistente. Pratos aromáticos farão um belo par: caril de camarão ou de frango, peixe com alecrim e tomilho no forno.

Alvarinho Curtimenta

Este é um vinho singular, obtido por Curtimenta, um processo arcaico que já era dominado pelos Romanos. 

As uvas fermentam em contato com as películas, grainhas e restante parte vegetal, recorrendo a leveduras selvagens, por um período de 15 dias. Daí a coloração dourada que apresenta. Depois, estagiou em Barrica de Carvalho, por 12 meses, e mais 6 em garrafa, antes de ser comercializado.

Encantadoras notas de alperce e marmelo maduros, com nuances de mel e frutos secos. As notas de evolução e o tanino da Curtimenta dão extraordinária complexidade, estrutura e untuosidade. Um branco que vai surpreender com um bom queijo ovelha, uma vitela no forno ou uma feijoada de chocos.

Testemunhos

Barcos Wines

A imensa mestria em enologia da Adega sente-se nestes Vinhos. Com décadas de experiência, a Adega conta com dezenas de medalhas internacionais, afirmando-se como um dos melhores produtores de Vinho Verde do mundo.

Prémios

Naperão

Conheça a coleção inspirada na herança e tradição.

Reserva de Sócios

Das mais antigas vinhas da região para o mundo, uma coleção elegante resultante do melhor do nosso trabalho de enologia.