/
Curiosidades sobre o Vinho Verde
InstitucionalNotícias

Curiosidades sobre o Vinho Verde

adega ponte da barca

O vinho verde é feito de uvas verdes?

Não. O Vinho Verde é feito de uvas no estado de maturação correto de modo a obter um vinho leve, fresco e frutado de máxima qualidade e com um teor alcoólico moderado.

Então por que se chama “Vinho Verde”?

A designação de “Vinho Verde” advém da frescura gustativa que o próprio Vinho Verde possui historicamente, estando igualmente associada à cor verde exuberante que cobre as paisagens do Entre-Douro e Minho.

O que significa a designação “Vinho Maduro”?

As mesmas razões históricas criaram a designação de “Vinho maduro” para classificar todos os vinhos que não apresentavam características que lhes permitissem ser classificados como “Vinho Verde”.

Os vinhos verdes são ácidos? Fazem mal ao estômago?

Não. Esse é um conceito totalmente errado e felizmente comprovado por todo o mundo por milhões de consumidores.

Os Vinhos Verdes de hoje em dia são vinhos equilibrados, com uma acidez natural correta que lhes transmite uma frescura ímpar fazendo deles uns ótimos companheiros à mesa.

De onde vem o gás nos vinhos verdes?

O gás dos vinhos é dióxido de carbono natural. Este gás é produzido pela fermentação e fica parcialmente dissolvido nos vinhos. A sua concentração pode ser corrigida no momento do engarrafamento com dióxido de carbono natural.

adega ponte da barca

Pode-se produzir outros vinhos na região demarcada dos Vinhos Verdes?

Sim, o Vinho Regional Minho. A diferença para o Vinho Verde DOC é o facto de ter algumas regras menos intransigentes, como por exemplo o uso de mais castas internacionais. 

Pode-se produzir vinhos verdes em outras regiões de Portugal ou do mundo?

Não, é uma Denominação de Origem Protegida e o nome “Vinho Verde” está protegido internacionalmente desde a década de 50. As condições de solo, clima e culturais são específicas e únicas nesta região, pelo que, sendo o vinho um produto fruto da natureza, não se conseguem replicar noutros locais do mundo.

Com quantos anos se deve consumir um Vinho Verde?

Os Vinhos Verdes de grau alcoólico mais baixo e perfil leve, frutado e refrescante, são habitualmente consumidos até 2 anos após o ano da colheita.  Os Vinhos Verdes com mais estrutura, com estágio em barrica, etc. têm um envelhecimento muito positivo em garrafa e têm boa longevidade.

Em que altura do ano deve ser consumido o Vinho Verde?

O Vinho Verde é tradicionalmente um vinho de Primavera-Verão, por ser um vinho jovem, fresco e leve, isto é, um vinho novo que deve ser consumido no ano seguinte à colheita. No entanto, o Vinho Verde acompanha na perfeição, em qualquer altura do ano. Hoje em dia a Região tem também muitos vinhos complexos e estruturados, os chamados brancos de inverno.

adega ponte da barca1
adega ponte da barca6

Saiba mais sobre a Barcos Wines aqui. 

Tem mais de 18 anos?

Bem-vindo/a à Barcos Wines!

Ao entrar no nosso website, confirma ter idade legal para consumir bebidas alcoólicas no país de onde acede.

A Barcos Wines defende um consumo responsável e moderado de álcool. Seja responsável. Beba com moderação.